O maior erro de Dilma Rousseff

 


                                                                                                                         Editorial do Blog






Ela não utilizou “pedaladas fiscais”. No meu tempo (ditadura militar) o que ela fez era chamado de “embonecar o balanço”: ‘segurar’ um pouco o dinheiro no caixa do governo, para melhorar as posições contábeis da república, até o final do ano corrente.

Foi afastada do governo por isso. Mas seu erro maior não foi esse.

O grande erro de Dilma foi ter cedido às pressões para a criminalização de uma tática de luta de proteção aos movimentos populares. A tal tática chama-se “Black Bloc”, e nasceu na Alemanha, no final do século passado. (quem quiser saber mais sobre ela, leia o artigo “As origens dos Homens de Preto”, publicado no Observatório da Imprensa, em 2013).

Pois bem, pressionada por todos os lados, depois da morte acidental do cameraman Santiago Elídio, durante um protesto, em 2014, Dilma pôs a tática fora da lei. Foi a alvorada da nova extrema-direita no Brasil. Concordo que houve muitos abusos no uso deste método de proteção às passeatas. Como a destruição do patrimônio público. Mas a proibição do Black Bloc teria consequências devastadoras para as manifestações populares no Brasil daquela data em diante. E para o próprio destino de PT.

O afastamento deles, dos usuários da tática, trouxe os “verde-amarelos” da direita para as ruas, para apoiar a autoridade pública. O Brasil é o único país do mundo onde o significado das manifestações populares foi corrompido: aqui, as massas reacionárias marcham em apoio a um governo que se propõe a destruir a proteção social ao trabalhador. O Brasil não é “surreal”. A sociedade brasileira é cruel e primitiva, em sua realidade cotidiana.

É bom lembrar que nem mesmo Donald Trump proibiu, até agora, o uso da tática, ou das máscaras negras, da turma da Antifona-os protetores das comunidades em luta contra a opressão e ao avanço da extrema-direita nos Estados Unidos. Eles também utilizam a tática. Com bons resultados, devo dizer.

Aqui, nas ruas agora mandam os “verde-amarelos”. Apenas porque a tática Black Bloc foi criminalizada. Com ela de volta às ruas, não haveria mais abusos contra manifestantes pobres em manifestações populares.